Em um país de clima tropical, as temperaturas as vezes não chegam a ficar tão geladas, mas baixam o suficiente para nos fazer procurar um cobertor e uma comida quentinha para aquecer. Em maio, quando o tempo já está mais ameno, com manhãs e noites frescas, é a época perfeita para experimentar bebidas quentes. Chás, cafés e chocolates são reconfortantes e tem quem ame esse período apenas por poder voltar a tomá-los e ainda experimentar receitas.
Um simples cafezinho ou capuccino, por exemplo, fica incrível com adição de canela. Uma pitada da especiaria e, pronto, parece outra bebida, mais sofisticada e muito mais saborosa. O mesmo acontece com o chocolate quente, que ganha outra camada de sabor com a especiaria. A bebida pode ficar ainda mais diferente com noz-moscada e cravo, outros condimentos que combinam com o sabor do chocolate e do leite.
Os chás por sua vez são quase como uma tela em branco. Para quem gosta dos herbais, hortelã, camomila e erva-doce são opções leves e deliciosas para começar ou acabar o dia. É só usar um saquinho feito de tecido e infusionar a erva na água quente, por cerca de três ou quatro minutos. Uma boa dica é não deixar a água ferver, para não queimar as folhas usadas.
Canela e gengibre são outros temperos que podem ser usados sem medo na preparação de chás, assim como o cravo. Uma receita muito simples e deliciosa é colocar dentro de um tecido um pouco de chá mate, lascas de canela e alguns cravos. Fecha-se bem e embebe-se o buquê em água com uma maçã dentro. Deixe a mistura ferver até que a fruta esteja cozida e está pronto! Perfeito para um chá da tarde.
Separamos quatro outras receitas simples para quem quer preparar essas bebidinhas quentes de outono em casa: