A lenda é muito conhecida e seguida: para se ter sorte e fartura, todo dia 29 é dia de comer nhoque --segurando uma nota de dinheiro embaixo do prato. É claro que mudar a massa na refeição, impacta na simpatia, mas não é sempre que a gente quer comer a amada iguaria italiana à base de batatas, não é mesmo?
A gastronomia da Itália é tem uma quantidade quase infinita das chamadas “pastas”. São vários tipos de macarrão seco, por exemplo, dos curtos, como penne e fusilli, aos longos, como espaguete e talharim. Isso sem contar nas massas recheadas (cappelletti e ravioli) e naquelas em camadas, como a lasanha.
Mas uma coisa todas têm em comum, inclusive o nhoque, tudo fica melhor com um bom molho. E um bom molho só fica saboroso com tempero. Em linhas gerais, para quem quer se aventurar, molhos à base de tomates podem ser temperados com ervas, desde salsa e orégano a manjericão e tomilho. Já os cremosos, ganham sabor com especiarias, como noz-moscada e páprica.
Uma dica super fácil para quem quer dar gosto especial a um espaguete é cozinhá-lo como diz a embalagem e depois passar rapidamente na frigideira com azeite, salsa KITANO e alho KITANO. Aí é só caprichar no queijo ralado!
Separamos quatro receitas de molhos bem temperados e cheios de sabor para acompanhar sua massa preferida: