Quando a temperatura cai, poucas coisas são mais confortantes do que um belo prato de sopa quentinha e saborosa para o corpo e a mente. Não à toa, o prato preferido de dias e noites frias é também um dos mais antigos do mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que o primeiro exemplo de cumbuca para sopas, encontrado na China, tenha cerca de 22 mil anos. De lá para cá, claro, a preparação dessas delícias quentes se sofisticou. E apesar de o “alimento líquido” ser tomado desde tempos imemoriais (basicamente desde quando o homem aprendeu a cozinhar em líquido), o termo vem do francês “soupe”, que foi cunhado apenas em meados do século 17.
Hoje, utilizamos uma infinidade de ingredientes para confeccionar sopas e caldos (que podem ser servido mais líquidos ou cremosos a depender da forma de preparo), incluindo legumes, raízes e carnes. Como em toda a gastronomia, as ervas e especiarias têm papel fundamental na preparação das sopas. A partir dos condimentos, é possível adicionar complexidade a uma preparação em geral fácil de fazer na cozinha e acrescentar sabores diferentes, inclusive típicos de algumas regiões. Por exemplo, o curry dá um toque indiano e o tomilho e o alecrim dão ares do Mediterrâneo às receitas.
Além de usar temperos como salsa, cebolinha e coentro para finalizar os pratos, é possível utilizá-los também para criar a base das sopas. Uma dica bem interessante é aquecer especiarias e ervas no óleo ou azeite do refogado antes de começar o preparo na panela. Isso faz com que os condimentos exalem seus aromas e soltem seu gosto durante confecção da receita.
Separamos abaixo cinco sopas deliciosas, com diferentes temperos, para fazer em casa: