No Réveillon, há uma superstição que diz que não se deve comer nada que cisque, pois na entrada do ano devemos pensar em andar para a frente. Ou seja, aves não poderiam ir à mesa. Já a carne vermelha e porco estão liberados, mas, como todo mundo costuma dar uma exagerada na ceia do Natal, a grande mesa festiva que vem uma semana depois pode ser mais levinha. Por isso, separamos aqui quatro maneiras diferentes e muito saborosas de preparar peixe para servir na noite de Ano Novo!
Para quem estiver no clima para experimentar algo novo, há algumas dicas preciosas de como usar ervas e especiarias secas no preparo de peixes (e arrasar no jantar!). Em geral, a carne branca tem sabor mais suave e, por isso, pede aromas não muito pesados. Alguns temperos que podem ser usados sem medo são salsa, cebolinha, tomilho e alecrim (com cuidado para não exagerar). Seus sabores combinam perfeitamente. E se quiser ousar para um sabor mais potente, pode lançar mão de gengibre, páprica, cúrcuma, curry, coentro e cominho. No entanto, como são mais fortes, essas especiarias devem ser usadas com mais cautela e em menor quantidade.
Outra dica importante diz respeito à marinada, o líquido em que carnes podem ser embebidas para ganhar mais sabor. O suco de limão nunca falha, mas é preciso ter cuidado com o tempo. O ácido da fruta “cozinha” o peixe por si só. Por isso, ao contrário de outros tipos de carne, o peixe deve ficar no tempero por no máximo meia hora. Depois disso, é só colocar no forno, na frigideira ou mesmo na brasa!
Veja a seguir quatro receitas práticas e gostosas que preparamos para servir no fim do ano sem errar: