O chamado Leste Europeu é uma região ampla que abriga muitos países. Como o local é bastante heterogêneo, e a classificação que pode mudar de acordo com a interpretação. Se parece complicado, é porque é mesmo, e não é exatamente fácil falar sobre a gastronomia de lá.
A Europa Oriental abriga nações bem diferentes entre si, como Rússia, Polônia, Hungria e Turquia. Ou seja, particularidades, que diferem a gastronomia dos países, é o que não falta. No entanto, claro, há também semelhanças, que nos ajudam a delinear uma espécie de unidade à comida do Leste Europeu.
A maior similaridade entre países tão diversos é, com certeza, a páprica. A especiaria feita a partir de pimentões secos está presente nas panelas de cozinhas turcas a polonesas. Apesar da origem latino-americana, ela se popularizou de tal forma pela Europa, que hoje o maior consumidor deste tempero é a Hungria. A páprica é indispensável na culinária local, seja na confecção de pratos como o goulash húngaro ou para finalizar sopas, como a de batatas.
Além dela, é fácil encontrar nas preparações que saem das cozinhas da região do Leste Europeu condimentos como pimenta-do-reino e gengibre, ambas especiarias picantes. O cravo e a canela aparecem com frequência também, inclusive em sobremesas como o “orez cu lapte”, o arroz doce romeno.
Abaixo separamos quatro receitas que tem tudo a ver com a comidinha brasileira, mas com um toque de Leste Europeu. Com o tempero certo é possível viajar para qualquer lugar do mundo! Veja a seguir: