Que cara têm as ervas e especiarias antes de entrarem na embalagem que chega à sua casa e recheia sua despensa de aroma? De 7 a 22 de setembro, a exposição “Vamos Temperar?”, que levou mais de 25 mil pessoas ao Shopping Cidade São Paulo, na avenida paulista, reuniu em um só espaço temperos secos e frescos e curiosidades sobre seus usos e origens.
“O que faz a diferença na comida é o tempero. Quisemos inspirar as pessoas e transportar essa magia da cozinha para uma exibição cheia de cor, aroma e sabor”, afirmou a gerente de marketing da Kitano, Priscila Pizano, na inauguração da exposição. “Essa paixão por temperar vem desde a fundação da marca, há mais de 60 anos”, contou.
A história da mais conhecida fabricante de temperos do Brasil começou há mais de 60 anos, nos anos 1960, quando o cuidadoso Yoshizo Kitano passou a vender os temperos de seu armazém -antes comercializados apenas a granel- já porcionados, em saquinhos. O processo de seleção, secagem e embalagem era todo artesanal e marcou, desde lá, o DNA da marca.
Na instalação, os visitantes puderam apreciar mais de dez ervas em seu estado natural. Estavam expostos, por exemplo, as lindas flores da planta que dá origem à cúrcuma e a árvore de cujo caule se retiram as lascas de canela que enchem nossos doces com aquele gostinho característico. O pimentão que nos proporciona a páprica, as folhas de louro ainda no arbusto e as lindas touceiras de manjericão, orégano e alecrim também estiveram na exibição.
Cada uma das plantas, frescas ou secas, trazem curiosidades a respeito de sua origem, seus principais usos e ficaram à disposição para serem admiradas em todo seu esplendor de cores lindas e cheiros maravilhosos. Além disso, o espaço que convida a tirar inúmeras fotos conta com cartões junto aos temperos, nos quais QR codes remetem a deliciosas e práticas receitas. “Queremos incentivar a criatividade do brasileiro que prepara pratos diariamente a fazer uma verdadeira mágica com os produtos Kitano. Esse é o objetivo da mostra”, completa Priscila.
A experiência foi fechada com chave de ouro com a presença do chef Alex Sotero, ex-participante do programa Top Chef. Ele foi responsável por visitas guiadas em todos os duas da mostra, em que falava dos temperos, suas curiosidades, aplicações e combinações. Saíram da sua cozinha também, os bolos e pipocas com sabores de ervas e especiarias para degustação.