Está chegando a época em que se come mais em todo o ano! Isso mesmo: as festas de Natal e Ano Novo, com suas mesas repletas de toda a comida mais linda e saborosa que a família é capaz de produzir. Claro que não poderíamos ficar de fora e apesar de as comemorações deste ano serem menores e com menos pessoas do que o normal, perguntamos: Vamos temperar as festas de fim de ano?
Para começar, queremos falar dos pratos principais, as estrelas da mesa. Em geral, no Natal, aves, como peru ou frango, ou carne de porco, como lombo ou pernil, são os preferidos. E a dica para preparar esses ingredientes com muito sabor é pensar na marinada. Marinada é nome que se dá à mistura de temperos e líquidos em que um alimento fica embebido antes de passar pelo processo de cocção.
No caso de carnes brancas como as que citamos, prefira usar líquidos ácidos como sucos de limão, laranja ou abacaxi e vinhos brancos ou rosés. Os temperos pode incluir, além claro do sal e da pimenta-do-reino preta ou branca, tomilho, salsa, cebolinha, orégano, páprica e alecrim. Ao colocar as carnes para assar, vá regando-as aos poucos com essa mistura que se transforma em um delicioso molho.
Já no Ano Novo, os pratos principais costumam girar em torno dos peixes. Isso se explica porque nosso país é muito quente, e assim os peixes que são mais leves combinariam mais, e também por uma simpatia que diz que na noite de Ano Novo não se deve consumir animais que ciscam ou andam para trás.
Para o caso de peixes frescos que podem ser feitos na brasa, no forno ou mesmo na panela, a marinada também se aplica. Porém, tenha atenção. A carne de peixe é muito mais delicada e o ácido “cozinha” as fibras do alimento se ficar em contato com ele muito tempo. Portanto, tempero com sucos de frutas ácidas como limão e laranja são muito bem-vindos, mas por 15 minutos no máximo. Aposte em ervas como tomilho e alecrim.
Quem não quiser criar sua própria receita, pode ficar tranquilo! Separamos quatro pratos saborosos que farão sucesso nas festas: