Linguiça, pernil, bisteca. São muitas as maneiras como comemos carne de porco. Além de saborosa, essa proteína é conhecida por ser mais magra e mais suave do que a bovina, sendo ótima para quem não gosta de carne vermelha. Muito versátil, pode ser desde o bife do almoço até o assado do final de semana --e produtos como a linguiça podem ser preparados como petisco ou até para dar sabor a outras preparações, como sopas, por exemplo.
Os suínos estão entre os animais que primeiro serviram de alimento para os homens, e receitas tradicionais com a proteína vêm de séculos atrás. Além da carne ao natural, que pode ser preparada no calor do fogo, ainda há uma série de embutidos feitos com porco, que são altamente consumidos e festejados.
Mas claro que a carne de porco sempre pode ficar melhor com os temperos corretos. Além de sal e pimenta como base, uma série de ervas podem complementar o sabor do porco. Tomilho e alecrim estão entre os mais usados, enquanto a combinação de linguiça com sementes de erva-doce é muito comum na Itália. Além disso, páprica e curry são outros condimentos bastante utilizados e que ajudam a mudar a cara desse ingrediente.
A carne suína também tem uma particularidade que a difere de carnes como a bovina e a de frango: seu potencial para combinações agridoces. Não à toa muitas receitas icônicas levam porco e abacaxi; a expressão “havaiana” é usada em muitos pratos para designar essa mistura. Isso significa que temperos que normalmente são usados para doces como cravo e canela podem entrar no preparo do porco e dar um sabor super especial.
Veja a seguir quatro receitas para fazer sucesso na cozinha: