A cozinha francesa é, em muitos fatores, a grande influência gastronômica mundial. Foram das panelas do país europeu que saíram receitas clássicas e quase triviais no mundo todo, como molho branco, ovo pochê e carolinas (sim, aquelas da padaria!). Mas muitos desses pratos não seriam nada sem os temperos típicos da região. A parte boa disso tudo é que, sabendo identificar quais são e como combiná-los, é possível dar um gostinho de França até às comidas mais simples.
Entre as ervas, tomilho, alecrim, louro e salsa são as principais. Bastante democráticos, esses temperos podem formar um mix usado, entre outros, para preparar carnes assadas, por exemplo, ou mesmo finalizar pratos como arroz, batatas e legumes em geral. O único cuidado é com o alecrim (que forma dupla infalível com a batata). Por ter sabor intenso, use com mais cuidado para que não predomine sobre os demais aromas. A semente de erva-doce também tem sabor francês. Fica perfeita em pratos que misturam doce e salgado e acompanha embutidos e carnes de porco como nenhum outro tempero.
Entre as especiarias, as pimentas-do-reino branca e preta são imprescindíveis, compondo uma das bases da gastronomia francesa. Na hora de temperar carnes com elas, use a escura para carnes vermelhas e a branca para carnes de aves e peixes. A noz-moscada também é fundamental, com papel essencial no sabor de purês e molhos, como o branco.
Para finalizar, se quiser fazer bolos e doces com aroma de especiarias francesas, aposte na mistura chamada de “quatre épices”, ou quatro temperos em francês. Feita à base de pimenta-do-reino, cravo, noz-moscada e gengibre (todos em pó), pode ser um complemento incrível para pães, bolos e biscoitos.
Separamos quatro receitas bem francesinhas para você experimentar em casa. Veja a seguir: