A gastronomia do Nordeste do país é ampla, vasta e com uma série de particularidades que mudam de estado para estado e também na comparação da comida do sertão à do litoral. Mas, se há algo em comum, ou pelo menos presente em muitas receitas locais, esse algo é o coentro.
Natural do Oriente Médio --sementes da erva foram encontradas em aldeias da Idade do Bronze e até na tumba do faraó Tutancâmon!--, o coentro se espalhou e é popular no Sudeste Asiático, na Índia e na América Latina. No Brasil, sua presença é importante, mas ele é muito mais usado no Norte e no Nordeste do que nos estados do Sul, em receitas como a tradicional moqueca de peixe.
Na deliciosa e aromática culinária nordestina, o coentro, no entanto, não impera sozinho. Ele tem a companhia da salsa e da cebolinha, do alho e da cebola e do cominho. Juntos, eles podem dar um toque nordestino à comida do dia a dia também. Ou seja, não é preciso fazer acarajé (ícone do litoral, onde a comida tem frutos do mar e muito dendê) ou carne-seca com abóbora (mais comum no sertão) para ter o gostinho desse recôncavo brasileiro tão gastronomicamente rico.
Experimente, por exemplo, usar coentro para salpicar batatas cozidas ou fritas ou cozinhar um peixe. Misturar cominho no feijão é outra dica assim como usar alguma das infinitas variedades dessa leguminosa para fazer saladas bem temperadas com salsa, cebolinha e coentro.
Ficou com vontade? Abaixo, separamos quatro receitas deliciosas para fazer em casa: