Quem não fica com água na boca de pensar em gostosuras juninas quando o meio do ano vai se aproximando? Bolos, doces e salgados, como milho cozido e pipoca, povoam os desejos culinários de muita gente. Mas o melhor é que o sabor das festas juninas, que na tradição brasileira celebram três santos católicos (Santo Antônio, São João e São Pedro), é fácil de levar para casa e reproduzir na cozinha. Na falta, das barraquinhas das quermesses, é possível montar o arraial mesmo dentro de casa e aproveitar todas as delícias.
Em geral, as receitas dos quitutes levam ingredientes tipicamente brasileiros, como milho, mandioca e amendoim, e possuem preparações práticas e rápidas de fazer. Alguns temperos são já tradicionais na confecção de muitos desses pratos. Canjica e arroz-doce sem canela ficariam insossos, por exemplo, e o bolo de fubá com erva-doce é um clássico da época.
Em outros casos é possível inovar. A pamonha (creme de milho cozido servido na própria folha da espiga amarrada) normalmente leva cravo e canela em sua preparação. No entanto, outras especiarias podem dar um toque especial a essa receita, como gengibre e noz-moscada. Nas versões salgadas da pamonha, típicas do Centro-Oeste do Brasil, é possível inovar ainda mais, com orégano, salsa, cebolinha e pimenta na saborosa composição.
Outro ícone junino que não precisa de muito para ganhar cara nova é a pipoca. Uma pitada de tempero na finalização muda completamente esse petisco típico das quermesses. Experimente orégano e tomilho com azeite, manteiga com salsa, e teste estourar a pipoca na panela com um pouco de curry ou páprica. Fica incrível!
Veja abaixo quatro receitas práticas para criar uma festa junina em casa e vamos pular fogueira, iá-iá: