O feriado da Páscoa celebra a ressurreição de Jesus na tradição cristã. Os ritos passam também pela memória da crucificação de Cristo. Por isso, na conhecida Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, é recomendado que não se coma carnes vermelhas.
Além da óbvia simbologia, há uma outra razão pela qual as carnes passam longe da mesa na sexta-feira. Séculos atrás, carnes de caça eram artigo raro, visto apenas na mesa de nobres, ao contrário dos peixes. Como parte da tradição do feriado é que as refeições não sejam opulentas, para que haja uma reflexão sobre a data, a carne branca de peixes e frutos, abundantes e presentes na mesa dos mais pobres, calcou-se como típica.
Por isso, os temperos da despensa fazem toda a diferença, dando um toque a mais a pratos simples e práticos, que podem compor uma mesa sóbria, mas cheia de sabor para o feriado de Páscoa.
Neste ano, a Páscoa será um pouco diferente e pede alguns cuidados. Mas isso não é motivo para não fazer um almoço especial com quem mora com você. Veja a seguir uma sugestão de cardápio saboroso para a data:
Os Espetinhos caprese com manjericão são perfeitos para iniciar a refeição. Tomate e queijo combinam perfeitamente com o sabor picante do manjericão, nesta que é uma mistura clássica e agrada a todos os paladares.
Como prato principal, nossa sugestão é o Bacalhau cremoso com molho branco e alecrim. O peixe de água salgada chegou à nossa mesa por influência portuguesa e se tornou um clássico da Sexta Santa. Aqui, ele é temperado com alecrim, erva perfeita para todos os tipos de peixe.
O acompanhamento é o arroz com abobrinha e coentro. Além de lindo, seu sabor faz ótimo par com o bacalhau.
Depois disso, é só esperar o domingo para abrir o ovo de Páscoa!