Que atire a primeira pedra quem nunca comeu um prato com salsinha! A erva, prima da cenoura e originária do sudeste da Europa e do oeste da Ásia é encontrada em muitos pratos e está presente em basicamente toda cozinha. Ela é realmente uma das mais importantes da gastronomia mundial, principalmente da europeia, que, por sua vez, é uma das bases da culinária brasileira.
A popularidade deste tempero se deve muito provavelmente ao seu sabor suave, fresco e herbal, que combina com uma variedade enorme de ingredientes. Dessa forma, a salsa pode ser usada em uma série de preparações, de sopas e cozidos a assados e saladas, passando por molhos e até pães. O pesto, preparado italiano que combina ervas (originalmente, manjericão), queijo, castanhas e alho, fica ótimo com a salsa, assim como os sucos, verdes ou de tomate, por exemplo.
Quem não sabe onde usar esse condimento tão popular, não precisa de ter medo de ousar. Ele acrescenta sabor e frescor a basicamente qualquer ingrediente. Os legumes, tubérculos e raízes, como abobrinha, berinjela, batata e cenoura, são incríveis pares para essa erva. O tempero seco funciona muito bem como “rub” de carnes, ou seja, condimento (ou mix deles) que é esfregado no alimento antes da preparação para dar sabor. A salsa pode ser usada em peixes, aves e carnes vermelhas, e o sucesso é garantido.
Além disso, a salsa é ótima para finalizar os pratos e dar um ar de sofisticação, além de, claro, sabor. Experimente salpicar o tempero sobre batatas fritas, risotos ou mesmo o arroz de todo dia. Fica ótimo!
Agora, para ajudar quem quer provar as maravilhas da salsa, separamos algumas receitas com essa erva super democrática. Veja abaixo: