Esqueça o chazinho de gengibre para curar a tosse chata, essa especiaria é cheia de sabor e dá um toque muito especial a uma série de pratos. Para dar um up no almoço do domingo, por exemplo, não precisa pensar duas vezes: use o gengibre!
A versão desidratada da raiz é usada como condimento em preparações culinárias, no Oriente Médio e na Europa, desde o século IX. O gengibre fresco, cultivado principalmente na China e na Índia, só poderia viajar distâncias tão grandes se já estivesse seco ou em pó. Um pouco diferente da raiz fresca, o gengibre em pó é picante e apimentado, com leve aroma de limão.
Utilizado na cozinha desde a Babilônia, ficou tão popular na Europa, que os portugueses começaram a produzi-lo por aqui pouco tempo depois de chegarem. O gengibre fresco ou em pó também é bastante típico de pratos asiáticos.
Para além de sua utilização em doces, especialmente pães e biscoitos, e bebidas, o gengibre é uma adição ousada a pratos salgados. Em carnes brancas, como o frango, confere uma picância exótica e sabor e aromas que fogem do que estamos acostumados. Acompanhamentos e entradas, como sopas, arrozes e molhos, também ganham muito com ele.
Ao lado de pimenta-do-reino, cravo e noz-moscada, o gengibre compõe a clássica mistura francesa chamada de “quatre épices”, ou “quatro especiarias”, muito usada no preparo de carnes como a de porco.
Veja a seguir uma lista com cinco receitas especiais para arrasar no almoço de domingo e surpreender a todos: