A culinária portuguesa influenciou em grande medida a cozinha brasileira. Talvez por isso os condimentos que compõem a base da gastronomia do país europeu sejam tão semelhantes aos que usamos em nossa própria cozinha.
Por exemplo, o feijão de todo dia feito com refogado de alho e cebola e temperado com folha de louro é algo muitíssimo comum em todas as casas, certo? Pois a aromática folha é típica nas cozinhas mediterrâneas e muito usada em diversos pratos portugueses, incluindo a famosa bacalhoada e uma série de outros assados e cozidos.
Além do louro, outro ícone da culinária lusitana é a canela. A especiaria nativa do sul da Ásia acabou se tornando item indispensável em Portugal, principalmente dos famosos quitutes da doçaria local. O pastel de nata, feito com uma massa folhada recheada de leve creme doce à base de ovos, é tipicamente servido morno com canela polvilhada por cima. O uso do condimento é tão popular por lá que acabou respingando aqui, onde se usa a canela em uma série de doces e compotas.
Além deles, o trio alho, cebola e salsa é outro que aparece em muitas receitas locais. O cominho e o coentro são também bastante populares na cozinha portuguesa, embora nem sempre relacionamos esses dois temperos à culinária lusitana. É muito comum temperar o caldo verde, sopa típica preparada com couve-manteiga, batatas e linguiça, com coentro.
Veja abaixo quatro receitas temperadas com ingredientes tipicamente portugueses: