Parceiro inseparável do feijão e o acompanhamento número 1 da culinária nacional, o arroz branco é quase onipresente na cozinha brasileira. Mas que tal sair do arroz branco de todo dia e dar a sua cara a este prato? É possível e não precisa de muitos ingredientes diferentes. O truque é usar o tempero certo! Vem com a gente pra aprender.
Para preparar aquele arroz soltinho e delicioso, costumamos usar um método chamado pilaf, que tem origem árabe. Ele consiste em fazer um refogado, misturar o arroz cru, acrescentar água e deixar cozinhar até o grão ficar macio. Mas, se você usa apenas cebola, óleo e sal, pode ser a hora de rever os seus conceitos. O arroz branco do tipo agulhinha, o mais usado no Brasil, é quase uma tela em branco. Dá para adicionar uma série de temperos diferentes – seja durante o cozimento ou na finalização – e mudar completamente a cara do acompanhamento. A dica é escolher o que mais gosta e criar a receita que mais combina com você
O açafrão-da-terra, o alho e a salsa são exemplos perfeitos de ervas e especiarias que podem ser acrescentadas na hora do refogado. O primeiro dará uma cara festiva ao arroz, que vai ficar amarelinho e perfeito para acompanhar um delicioso filé de peixe. O arroz branco com alho desidratado é uma delícia para comer com churrasco, por exemplo. Já o grão temperado com salsinha fica com cara de sofisticado e pode ir ao lado do frango ou de um belo bife.
Mas o céu é o limite! E você pode testar sua combinação ou tempero preferidos para criar aquele arroz perfeito e que leva a sua assinatura. Este ingrediente é tão versátil que vira até sobremesa. Quem não ama um arroz doce, não é? E, sim, você pensou certo: ele muda completamente com um bom tempero. Neste caso, quem faz a diferença são o cravo e canela.
Veja a seguir alguns jeitos de usar os temperos no arroz e bora para a cozinha mudar a cara da comida do dia a dia!